Local escolhido para a instalação de novo equipamento do sistema de esgoto preocupa entidade ambiental
16 de junho de 2021 - Categoria: Notícias da Câmara
Vereadores, representantes do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) e membros de organizações ambientais debateram, na manhã desta quarta-feira (16/06), o projeto da autarquia para a instalação de uma estação elevatória de esgoto em área próxima ao condomínio Quinta do Golfe. A iniciativa suscita discussões sobre a preservação da Estação Ecológica do Noroeste Paulista e a proteção da microbacia do córrego Morais.
A previsão é que o equipamento deverá atender uma região que conta atualmente com 1.945 lotes, sendo 564 já ocupados. Os demais também estão liberados para construção. De acordo com o Semae, as discussões em torno dessa elevatória são realizadas desde 2017 e que, desde então, foram feitos vários traçados para o sistema, após solicitações de entidades ambientais. O objetivo era evitar que o sistema atravessasse a Estação Ecológica. O atual projeto deixa a estação próxima à área do córrego Morais. Segundo o Semae, o último traçado proposto estabelece que mais de 90% do sistema seja instalado próximo a cercas ou estradas, para minimizar a derrubada de árvores durante a obra. A primeira etapa da construção exige investimento na ordem de R$ 7 milhões.
O local apontado atualmente para a construção da elevatória, de acordo com a autarquia, é justificado pelo relevo. “Tem de estar nesse lugar porque precisa ficar em uma área mais baixa”, explica o assessor de gestão ambiental do Semae, Luiz Guilherme Braga. Contudo, representantes da Associação Amigos dos Mananciais (AAMA) cobram por uma alternativa técnica e por outro local para a instalação da elevatória. “Por que não apontam nenhum outro local? Não se estuda fazer isso em uma área particular?”, questiona Decio Mello, membro da associação.
Silvana Torquato, também integrante da AAMA, complementa: “Pelo projeto, a elevatória está dentro de uma área de preservação. Devemos pensar na preservação de uma área de importância inquestionável para Rio Preto e região.”
A entidade ambiental também questiona se, em vez de transportar o resíduo, não seria melhor tratá-lo no local, com a construção de uma miniestação de tratamento. O superintendente do Semae, Nicanor Batista, diz que, em 2004, ficou definido que Rio Preto teria uma única estação de tratamento. E que os córregos Morais e Biluca não têm classificação para receber esgoto tratado.
Para o Semae, a instalação da nova elevatória vai permitir a desativação de três elevatórias menores e evitar a construção de mais uma. “Desativa quatro pequenas elevatórias e substitui por uma moderna, tecnológica, monitorada por funcionários 24 horas”, explica Braga. A autarquia também garante a confiabilidade do sistema. “Possui três níveis de segurança, com risco quase zero”, diz Batista.
Para Silvana, as justificativas apresentadas pelo Semae não encerram a discussão. “Trazemos provocações para reflexão. Não podemos, quando se interfere em unidades de conservação, aceitar algo que se coloque como única solução, sem que isso seja exaustivamente discutido.”
Para o vereador João Paulo Rillo (Psol), a reunião permitiu o aprofundamento do debate, mas que este está longe de ser esgotado. “É preciso acionar a Unesp e outros atores envolvidos e discutir alternativas. Não estou convencido que esse tenha de ser o projeto.”
A fala do presidente da Câmara de São José do Rio Preto, vereador Pedro Roberto (Patriota), encerrou o evento: “Vamos solicitar que o Semae disponibilize o projeto técnico para conhecimento. O debate continua. Entre o ideal e o possível, vamos encontrar uma alternativa.”
Comunicação/Câmara Municipal
A Câmara de Rio Preto aprovou cinco projetos durante a 25ª Sessão Sessão Ordinária do ano, realizada nesta terça-feira, 8 de julho. Os vereador...
A Câmara Municipal de São José do Rio Preto realizou, na noite do dia 7 de julho, audiência pública para debater projeto de Parceria Público-Privad...
Publicado em: 16 de junho de 2021
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Nossa localização
Estamos aqui para atendê-lo! Confira o mapa acima para nos encontrar facilmente. Venha nos visitar
Endereço: Rua Silva Jardim 3357 - Centro
Câmara Municipal de São José do Rio Preto
Câmara
A Câmara
A Cidade
Hino da Cidade
Símbolos da Cidade
Galeria de Fotos
Localização
Escola do Legislativo
Estrutura Administrativa
Diretores
Fluxogramas
Plano Diretor
PSI - Política de Segurança da Informação
Concurso Público
Arquivo Público
Vereadores
Vereadores
Mesa Diretora
Comissões Parlamentares
Galeria de Presidentes
Legislaturas
Lideranças Partidárias
Atividades Legislativas
Proposituras
Legislação
Sistema "Leis Municipais"
Pauta da Sessão
Portal de Compras
Lei Orgânica
Regimento Interno
Imprensa
Notícias
Mailing
Eventos
TV Câmara
Perguntas Frequentes
Glossário Legislativo
Carta de Serviços ao Usuário
Transparência
LGPD
Cronograma de Ações
Veículos
Relação de Compras
Demonstrativo das Receitas e Despesas
Receitas Previstas
Despesa Fixada por Órgão
Execução dos Orçamentos
Orçamentos Anuais
Despesas de Viagens
Balanço Orçamentário
Remuneração dos Servidores
Demonstrativo de Despesas com Pessoal
Atestados de Frequência
Concurso Público
Relatório Mensal Vereadores
Controle de Estoque
Licitações
Horário de Atendimento
De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00
Nosso e-mail
camara@riopreto.sp.leg.br
Telefone
(17) 3214-7777
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados. Política de Privacidade - Desenvolvido por: Sino Informática. Versão: 1.0.0.33
Encontre de forma fácil todas as seções do site.
Carta de Serviços ao Usuário
A Câmara
A Cidade
Hino da Cidade
Símbolos da Cidade
Galeria de Fotos
Localização
Escola do Legislativo
Estrutura Administrativa
Diretores
Fluxogramas
Plano Diretor
PSI - Política de Segurança da Informação
Concurso Público
Arquivo Público
Telefones Úteis
Utilidade Pública
Vereadores
Por partido
Mesa Diretora
Comissões Parlamentares
Galeria de Presidentes
Legislaturas
Lideranças Partidárias
Proposituras
Legislação
Sistema "Leis Municipais"
Pauta da Sessão
Lei Orgânica
Regimento Interno
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!