Primeira reunião entre Legislativos, autoridades e representantes da sociedade civil debate minuta de projeto de lei para regulamentar internação involuntária de dependentes químicos no município
13 de março de 2023 - Categoria: Notícias da Câmara
O presidente da Câmara Municipal de São José do Rio Preto, Paulo Pauléra (Progressistas) realizou a primeira reunião de trabalho com representantes da sociedade rio-pretense para debater a elaboração da minuta de projeto de lei que pretende regularizar o programa de internação involuntária de dependentes químicos no município.
Participaram o juiz da Vara da Infância, Evandro Pelarin, o defensor público Júlio Tanone, o secretário de Governo, Jair Moretti, além de representantes da Secretaria de Saúde, da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Guarda Municipal, do Hospital Bezerra de Menezes, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Sincomércio, das comunidades terapêuticas e população em geral.
Pauléra foi indicado pelo prefeito Edinho Araújo (MDB) para presidir o comitê que vai decidir pela nova legislação, já que a lei aprovada pela Câmara, que previa a internação involuntária, foi vetada por vício de iniciativa. Pauléra considerou o debate produtivo, já que todos os segmentos envolvidos puderam expor suas posições e balizar o debate.
"Muito positiva. Tivemos a presença de 34 pessoas representando entidades e instituições, como Judiciário, Defensoria, Saúde, Assistência Social e muitos outros. Assunto é sério e demanda responsabilidade. Acredito que, pelas falas e leis citadas aqui, estamos encontrando solução, um termo para criar uma regulamentação municipal", disse o presidente, que deve convocar uma segunda reunião dentro de 15 ou 20 dias para já encaminhar e elaboração da minuta.
O debate se dá em torno de dois eixos. A situação das pessoas em estado de dependência e os procedimentos para a internação involuntária e posterior porta de saída no pós-internação. Tanone lembrou que comunidades terapêuticas que fazem tratamento voluntário de dependentes químicos precisam se adequar à legislação para se tornarem clínicas especializadas e estarem aptas a receber pacientes de internação compulsória ou involuntária.
O juiz Evandro Pelarin e o secretário Jair Moretti defenderam a adequação das comunidades para que o problema da dependência química possa ser atacado e aumentar a rede de atendimento e tratamento dos dependentes. "Podemos adequar a legislação. Alguma coisa tem de ser feita, se puder enquadrar as comunidades em clínicas, dentro da legalidade, deve ser feito. Comunidade pode ser clínica, desde que cumpra as normas exigidas pela legislação federal e estadual", disse Moretti.
A representante do Conselho Regional de Psicologia, Janaína Simão, disse que o grande desafio não é internar, mas a porta de saída. "Pessoa não vai ficar internada o resto da vida. Precisamos debater quais serviços a gente precisa para o pós-internação. Senão, a pessoa volta para o vício".
A coordenadora da Vigilância Sanitária, Cristiana Amaral, lembrou que hoje, em Rio Preto, a única instituição credenciada para receber internação compulsória ou involuntária é o Hospital Bezerra de Menezes.
Já o representante do Sincomércio, João Passos, diz que outro tema a ser atacado é a distribuição de alimentos nas ruas e avenidas da cidade. "Precisamos de uma lei para regulamentar a distribuição de alimentos nas ruas. Todo dia são marmitas, garrafas pet, jogadas pelas ruas, entupindo bueiros".
Já o representante das comunidades terapêuticas, Willian Tomás Arruda, lembrou o trabalho importante de recuperação desenvolvido por essas instituições e diz que as comunidades têm interesse na regularização de sua situação para "atender as pessoas com mais qualidade."
Comunicação/Câmara Municipal
Os vereadores de São José do Rio Preto realizam na próxima terça-feira (15/07), a partir das 14 horas, a 26ª sessão ordinária de 2025. Está na ord...
A Câmara de Rio Preto aprovou cinco projetos durante a 25ª Sessão Sessão Ordinária do ano, realizada nesta terça-feira, 8 de julho. Os vereador...
Publicado em: 13 de março de 2023
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Nossa localização
Estamos aqui para atendê-lo! Confira o mapa acima para nos encontrar facilmente. Venha nos visitar
Endereço: Rua Silva Jardim 3357 - Centro
Câmara Municipal de São José do Rio Preto
Câmara
A Câmara
A Cidade
Hino da Cidade
Símbolos da Cidade
Galeria de Fotos
Localização
Escola do Legislativo
Estrutura Administrativa
Diretores
Fluxogramas
Plano Diretor
PSI - Política de Segurança da Informação
Concurso Público
Arquivo Público
Vereadores
Vereadores
Mesa Diretora
Comissões Parlamentares
Galeria de Presidentes
Legislaturas
Lideranças Partidárias
Atividades Legislativas
Proposituras
Legislação
Sistema "Leis Municipais"
Pauta da Sessão
Portal de Compras
Lei Orgânica
Regimento Interno
Imprensa
Notícias
Mailing
Eventos
TV Câmara
Perguntas Frequentes
Glossário Legislativo
Carta de Serviços ao Usuário
Transparência
LGPD
Cronograma de Ações
Veículos
Relação de Compras
Demonstrativo das Receitas e Despesas
Receitas Previstas
Despesa Fixada por Órgão
Execução dos Orçamentos
Orçamentos Anuais
Despesas de Viagens
Balanço Orçamentário
Remuneração dos Servidores
Demonstrativo de Despesas com Pessoal
Atestados de Frequência
Concurso Público
Relatório Mensal Vereadores
Controle de Estoque
Licitações
Horário de Atendimento
De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00
Nosso e-mail
camara@riopreto.sp.leg.br
Telefone
(17) 3214-7777
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados. Política de Privacidade - Desenvolvido por: Sino Informática. Versão: 1.0.0.33
Encontre de forma fácil todas as seções do site.
Carta de Serviços ao Usuário
A Câmara
A Cidade
Hino da Cidade
Símbolos da Cidade
Galeria de Fotos
Localização
Escola do Legislativo
Estrutura Administrativa
Diretores
Fluxogramas
Plano Diretor
PSI - Política de Segurança da Informação
Concurso Público
Arquivo Público
Telefones Úteis
Utilidade Pública
Vereadores
Por partido
Mesa Diretora
Comissões Parlamentares
Galeria de Presidentes
Legislaturas
Lideranças Partidárias
Proposituras
Legislação
Sistema "Leis Municipais"
Pauta da Sessão
Lei Orgânica
Regimento Interno
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!