Reunião realizada na Câmara discutiu reorganização da rede de assistência oncológica
20 de dezembro de 2017 - Categoria: Notícias da Câmara
Vereadores e representantes de hospitais de Rio Preto e região participaram, na manhã desta quarta-feira (20/12), de reunião que debateu o acesso de pacientes com câncer ao tratamento da doença. O evento foi realizado no auditório da Câmara de São José do Rio Preto. De iniciativa da vereadora Cláudia De Giuli (PMB), a reunião contou com a presença dos vereadores Renato Pupo (PSD), presidente da Comissão Permanente de Saúde da Casa, e Pedro Roberto (PRP). Estiveram presentes também Cláudia Monteiro, Diretora Regional de Saúde DRS-15; André Baitello, assessor especial da Secretaria de Saúde; Jorge Fares, diretor executivo da Funfarme (Fundação Faculdade Regional de Medicina) e Valdir Furlan, administrador da Santa Casa.
A reunião foi convocada depois que munícipes relataram, em novembro, que os pacientes oncológicos de Rio Preto estão com dificuldade de serem atendidos no Hospital de Base, e que a instituição estaria voltada a atender apenas pacientes oncológicos de cidades da região.
Cláudia Monteiro, da DRS-15, explicou que houve uma reorganização na rede de assistência oncológica e que a regulação do sistema foi aplicada no início de novembro. A rede é organizada por serviços, de acordo com a capacidade de cada instituição de saúde. Dessa forma, o tratamento de pacientes oncológicos de Rio Preto é feito atualmente na Santa Casa. Para o HB vão os casos mais complexos. “O HB é sim referência de oncologia para munícipes de Rio Preto, mas dentro do que está pactuado e dentro do que a Santa Casa não tem condições de atender”, explica Cláudia. E complementa: “Antes de chegar ao HB temos outros serviços de saúde. O HB tem que ser referência para casos de maior complexidade. Posso garantir que na nossa região não temos deficiência para o acesso à oncologia.” Ela explica que a decisão é uma forma de organizar a distribuição no atendimento de aproximadamente 1,5 milhão de pessoas em toda a área da DRS. “Não há falta de serviço. É a organização do fluxo e acesso.”
Um outro ponto exposto por Cláudia Monteiro para o fato de o HB priorizar o atendimento a pacientes com câncer de cidades da região, é o fato de aproximadamente 75% dos municípios da DRS-15 serem cidades pequenas, que contam apenas com uma unidade básica de saúde. Dessa forma, a indicação para o HB é forma de garantir o acesso deles ao tratamento. Ainda de acordo com a DRS-15, a rede veio para organizar o acesso ao tratamento nos novos casos de câncer. “Não estamos falando em casos já em tratamento.”
Contudo, os representantes do Hospital de Base não concordam com a forma de distribuição aplicada. Segundo Jorge Fares, o HB quer e tem condições de atender os pacientes oncológicos de Rio Preto. Ele destaca especialmente o caso de pacientes que já estão sendo tratados por outras patologias no hospital e que acabam lá sendo diagnosticados com câncer. “O paciente já criou um vínculo com o médico, como enviá-lo à Santa Casa? Ele não quer.”
O médico Fábio Leite, chefe do setor de oncologia do HB, expressou opinião semelhante. “O HB quer aumentar o número de pacientes oncológicos porque tem capacidade, tem leito.” Ele destacou que, assim como a Santa Casa, o HB também é um hospital de excelência no tratamento do câncer.
Os representantes da DRS-15 esclareceram que o sistema de regulação da rede oncológica foi definido após discussão com gestores dos municípios e conselhos municipais de saúde. Portanto, modificá-lo não passa apenas por uma decisão da DRS. Por isso, ficou definido que as sugestões apresentadas na reunião realizada na Câmara serão levadas a um grupo condutor regional da rede de oncologia. Na ocasião, o município de Rio Preto também deverá se posicionar sobre como e onde deseja que o atendimento seja feito na cidade. “Sobre o HB atender Rio Preto, isso precisa ser discutido e precisa também de transferência de recurso. Isso não é uma discussão que vai se resolver aqui, mas não impede de reorganizarmos o fluxo.”
André Baitello, assessor especial da Secretaria de Saúde de Rio Preto, disse que é preciso ajustes no sistema de regulação. “A regulação tem de melhorar, ter um olhar mais humanizado, mais adequado à necessidade do paciente.” Ele aproveitou ainda para esclarecer que o Hospital de Base segue atendendo pacientes rio-pretenses em outros casos. “O HB dá acesso a Rio Preto nas urgências e acaba atendendo urgências oncológicas.”
Ao fim do encontro, o vereador Pedro Roberto sugeriu uma nova reunião na Câmara, com os mesmos participantes, dentro de um prazo aproximado de 60 dias. “Para que a gente volte a avaliar os resultados práticos disso.”
A vereadora Cláudia de Giuli avaliou positivamente a reunião e encerrou o encontro falando da importância do trabalho do Legislativo em prol da população local. “Sei que há burocracia, dificuldades, mas temos que lutar pela população da nossa cidade.”
Comunicação / Câmara Municipal
Durante a 26ª sessão ordinária do ano, realizada no dia 15 de julho, os vereadores de São José do Rio Preto aprovaram, em primeira discussão, proje...
A Comissão Especial de Inquérito que investiga as empresas terceirizadas que prestam serviço ao município ouviu na manhã desta terça-feira o empres...
Publicado em: 20 de dezembro de 2017
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Nossa localização
Estamos aqui para atendê-lo! Confira o mapa acima para nos encontrar facilmente. Venha nos visitar
Endereço: Rua Silva Jardim 3357 - Centro
Câmara Municipal de São José do Rio Preto
Câmara
A Câmara
A Cidade
Hino da Cidade
Símbolos da Cidade
Galeria de Fotos
Localização
Escola do Legislativo
Estrutura Administrativa
Diretores
Fluxogramas
Plano Diretor
PSI - Política de Segurança da Informação
Concurso Público
Arquivo Público
Vereadores
Vereadores
Mesa Diretora
Comissões Parlamentares
Galeria de Presidentes
Legislaturas
Lideranças Partidárias
Atividades Legislativas
Proposituras
Legislação
Sistema "Leis Municipais"
Pauta da Sessão
Portal de Compras
Lei Orgânica
Regimento Interno
Imprensa
Notícias
Mailing
Eventos
TV Câmara
Perguntas Frequentes
Glossário Legislativo
Carta de Serviços ao Usuário
Transparência
LGPD
Cronograma de Ações
Veículos
Relação de Compras
Demonstrativo das Receitas e Despesas
Receitas Previstas
Despesa Fixada por Órgão
Execução dos Orçamentos
Orçamentos Anuais
Despesas de Viagens
Balanço Orçamentário
Remuneração dos Servidores
Demonstrativo de Despesas com Pessoal
Atestados de Frequência
Concurso Público
Relatório Mensal Vereadores
Controle de Estoque
Licitações
Horário de Atendimento
De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00
Nosso e-mail
camara@riopreto.sp.leg.br
Telefone
(17) 3214-7777
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados. Política de Privacidade - Desenvolvido por: Sino Informática. Versão: 1.0.0.36
Encontre de forma fácil todas as seções do site.
Carta de Serviços ao Usuário
A Câmara
A Cidade
Hino da Cidade
Símbolos da Cidade
Galeria de Fotos
Localização
Escola do Legislativo
Estrutura Administrativa
Diretores
Fluxogramas
Plano Diretor
PSI - Política de Segurança da Informação
Concurso Público
Arquivo Público
Telefones Úteis
Utilidade Pública
Vereadores
Por partido
Mesa Diretora
Comissões Parlamentares
Galeria de Presidentes
Legislaturas
Lideranças Partidárias
Proposituras
Legislação
Sistema "Leis Municipais"
Pauta da Sessão
Lei Orgânica
Regimento Interno
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!