Brasão da cidade de São José do Rio Preto

Projeto sugere campanha de prevenção à Coqueluche

O vereador Paulo Pauléra (PP), presidente da Câmara de Rio Preto, protocolizou nesta quinta-feira (04/04) o Projeto de Lei nº 88/2013, que visa instituir no município a Campanha de Orientação e Prevenção à Coqueluche.
Visualize fotos

A campanha deve incluir palestras, afixação de cartazes e distribuição de panfletos e veiculação de matéria nos jornais e emissoras de rádio no município, a fim de esclarecer aos cidadãos os cuidados necessários de orientação, prevenção e advertências sobre a Coqueluche.

A Coqueluche, também conhecida por pertussis ou tosse comprida, é uma doença do trato respiratório transmitida pela bactéria Bordetella pertussis. Os casos da doença têm aumentado em diversos países nos últimos anos. O contágio se dá pelo contato direto com a pessoa infectada ou por gotículas eliminadas pelo doente ao tossir, espirrar ou falar. A infecção pode ocorrer em qualquer época do ano e em qualquer fase da vida, mas acomete especialmente as crianças menores de dois anos.

Em São José do Rio Preto, no início de abril, um bebê de três meses morreu após contrair a doença. Segundo dados da Secretaria de Saúde, somente neste ano cinco casos foram registrados. Especialistas apontam para a necessidade de os governos se mobilizarem para tratar o assunto, já que a vacina dada em recém-nascidos para coibir a coqueluche em todo o País tem se mostrado ineficaz.

“A coqueluche não matava na região há 18 anos. Mas, neste momento, a realidade já é outra. Assim, o objetivo da propositura é levar conhecimento e prevenção à população o mais rápido possível”, afirma Pauléra.

 

Comunicação / Câmara Municipal




Publicado em: 01/01/0001 00:00:00

Publicado por: Imprensa